Visão


INVESTIR NA TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS.



Missão


Promover ações, através da prestação de serviços e do Evangelho, visando a transformação da vida de crianças e adolescentes, para um futuro digno e feliz.



Histórico Institucional


A história do Lar da Criança é feita de amor, desafios, lágrimas e vitórias. Teve início em 1955, quando Dona Frida, parteira da região de Monte Alvão/RS, foi atender um parto de uma moça que chegara há um tempo na região, sozinha e grávida, e que fora acolhida por vizinhos dos Liebich. Após o parto, a jovem, em desespero, implorou para que D. Frida ficasse com seu filho recém nascido, pois não tinha condições para cuidá-lo

  

Dona Frida comovida com a situação, depois de uma semana voltou para buscar o menino que tinha oito dias. Para o casal que já tinha nove filhos, não foi difícil amar mais um e aceitá-lo como um dos seus.

  

A oficialização da Instituição aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1961 sob o nome de “Orfanato Batista Henrique Liebich” quando já contava com 27 crianças. Com o número de crianças crescendo, cresciam também as dificuldades, exigindo do casal e seus filhos muito esforço e abnegação. Zidrone Liebich a filha mais velha, ainda residindo na casa dos pais, passou a assumir integralmente a responsabilidade como conselheira e professora das crianças. Como secretária do Lar fez parte da primeira diretoria sendo seu pai, Henrique Liebich, o presidente.

Nos anos 70 , com Henrique Liebich gravemente enfermo, o então Orfanato recebe a visita do Pastor Horst Borkowski, da Alemanha que, tocado pela obra daquele homem simples, prometeu-lhe e a Deus, dar continuidade ao valioso trabalho iniciado com tanto amor, carinho e dedicação.

Em 1979, Pastor Horst funda a MASA – Ações Missionárias para a América do Sul, que desenvolve ações de ajuda na sustentabilidade ao Lar, sendo até hoje parceira da Instituição. Também neste período, retorna ao Brasil a filha de Henrique e Frida Liebich, Sibila que, juntamente com o esposo Pr. Werner Geiger, abraça este trabalho. Pr. Werner trabalhou no Lar, de 1974 a 1979, na função de administrador.

Em 1973 morre Henrique Liebich. Neste mesmo ano a Sociedade Batista de Beneficência TABEA assume a responsabilidade do Orfanato dando continuidade ao sonho que nasceu no coração da família Liebich, passando a denominá-lo “Lar da Criança Henrique Liebich”. Nesta época é adquirida uma propriedade de 40.000m2 em Ijuí para a construção do novo abrigo. Da Prefeitura Municipal de Ijuí recebe mais 6000m2 da área que seria destinada às ruas do respectivo loteamento. No ano de 1976 é inaugurado o primeiro bloco residencial: as casas um e dois.

Em 19 de novembro de 1978, ocorre a inauguração oficial das novas instalações do Lar da Criança, organizada na forma de casas lares, no Bairro Storch, município de Ijuí.

Estrutura física e de atendimento

O Lar da Criança possui 04 casas lares em funcionamento, para atendimento de até 8 crianças e adolescentes por casa, cuidados por uma mãe social, dos zero aos 18 anos, atendendo a todas as exigência da legislação brasileira. Graças à participação da sociedade consegue manter o acolhimento, promover o desenvolvimento sócio-afetivo dos abrigados e prepará-los para o futuro.

Em sua estrutura física, além das 04 casas lares, possui áreas destinadas à administração, cozinha industrial, lavanderia industrial, brinquedoteca, horta, marcenaria, quadra poliesportiva, campo de futebol, pracinha para lazer, depósitos. Nas dependências do Lar também funciona o Núcleo Social Ijuí, que atende crianças da comunidade próxima ao Lar em horário inverso à escola.

 

O atendimento a todas essas crianças e adolescentes é feito por uma equipe multidisciplinar nas áreas de Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Ainda há muitos voluntários cadastrados pela ONG Parceiros Voluntário e pelo projeto Padrinho Amigo, da própria Instituição. Através deles, o Lar conta com atendimento nas áreas de odontologia, reforço escolar, hora do conto, marcenaria, costura, cuidadores hospitalares, marketing e relações públicas, projetos nas áreas de pedagogia, fisioterapia, serviço social e psicologia para atender as mais diferentes necessidades da Instituição.

O Lar também desenvolve as oficinas Banco da Tarefa na área pedagógica e Musicalização onde as crianças e adolescentes desenvolvem atividades lúdicas, aprendem flauta e canto coral. A partir dos 16 anos, os adolescentes são encaminhados para cursos profissionalizantes, visando sua inclusão no mercado de trabalho.

Manutenção

A manutenção do Lar da Criança se dá através de doações e contribuições de pessoas físicas e jurídicas, MASA, convênios estabelecidos com prefeituras da região e projetos.  

Definição

O Lar da Criança Henrique Liebich (Sociedade Batista de Beneficência TABEA) é um Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Abrigo, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, que se destina ao acolhimento de crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre zero e 18 anos, advindos de situação de risco social e pessoal; em caráter provisório e excepcional, funcionando em forma de aldeia e tendo como perspectiva de trabalho o cunho familiar.

O Lar é unidade prestadora de serviços da Sociedade Batista de Beneficência TABEA, tendo como objetivo proporcionar as crianças e adolescentes acolhidos, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Atualmente, atende a 55 crianças e adolescentes.

Núcleo Social de Ijuí

Além do programa de acolhimento, a Instituição também desenvolve, desde agosto de 2008, programa social educativo, denominado NÚCLEO SOCIAL DE IJUÍ, em turno inverso à escola, para atendimento a crianças moradoras de bairros próximos à Instituição, não participantes de outros programas sociais, com idades de 6 a 13 anos, devidamente matriculada e freqüentando a escola regular, com renda familiar per capita inferior a R$150,00.

As atividades (oficinas) propostas são Educação Cristã, Apoio Escolar, Musicalização, Esportes, Recreação, Dobradura, Pintura, Hora do conto, Reciclagem e Leitura.

O Núcleo funciona das 7h30 às 16h30, nas segundas, terças, quintas e sextas, sendo que na quarta-feira a equipe se reúne para reuniões de planejamento. Neste programa, oferece às crianças e adolescentes participantes oficinas, atendimento multidisciplinar e refeições balanceadas. Atualmente o Núcleo atende 45 meninos e meninas.

   

Nosso endereço:   

Rua José Bonifácio, 1623 Bairro Storch Ijui/RS
98700-000 Ijui/RS
telefone: 55-3332-1095/7590
e-mail: lartabea.iju@terra.com.br
Diretor: Pastor José Reinaldo Silva Pinheiro

Visite Nosso Site.  Lar da Criança

Conta para doações:

Banco do Brasil
agência 03719
c/c 4000-2